top of page
Presentation1.png

Atividades

     Em nossa escola, temos atividades que se completam e, juntas, visam o desenvolvimento integral das crianças, garantindo que elas desenvolvam toda semana, a psicomotricidade, o cognitivo, a criatividade, a imaginação, a musicalidade, a linguagem, o respeito, a curiosidade, o raciocínio lógico, entre outras inúmeras habilidades trabalhadas em todas essas vivências. 

Conheça um pouco mais cada uma delas:

Jardinagem

A nossa escola é rodeada por natureza! E além de poder observar e conviver todos os dias com plantas, árvores, frutas e folhas, as crianças também precisam cuidar delas!

A jardinagem vai muito além do regar das plantas. Essa atividade tem como objetivo principal, despertar desde cedo, a consciência das necessidades existentes entre o convívio do ser humano e da natureza. Afinal de contas, como podem aprender a cuidar de algo que não conhecem? 

O contato como o natural enriquece e potencializa ainda mais o aprendizado, possibilitando experiências únicas, impossível de serem reproduzidas em uma folha de papel. 

Culinária

As vivências de culinária acontecem uma vez por semana aqui no Quintal. As receitas, assim como toda a alimentação servida na escola, são livres de ingredientes como açúcares, embutidos e frituras. 

Durante a culinária podemos explorar a receita escrita, como encontrar letras ou conferir a quantidade de cada ingrediente. Depois disso as crianças auxiliam em todo o processo, que possibilita o reconhecimento de alimentos variados através da cor, forma, cheiro ou textura. Exploramos também o desenvolvimento da coordenação motora fina como mexer, segurar, quebrar, pinçar, amassar, entre outros movimentos. Sem falar da experimentação e o acompanhamento de transformações tão deliciosas!

Inglês

A vivência de inglês acontece uma vez por semana aqui no Quintal. Ela é especialmente voltada para o aprendizado de brincadeiras, jogos, músicas e atividades na língua inglesa. Os nossos pequenos adoram cantar, dançar e ouvir histórias!

As atividades são direcionadas para cada faixa etária e assim como a Atividade Dirigida e o Parque Tema, acompanham o tema da semana.  

Histórias

Por aqui as histórias fazem parte da rotina dos pequenos. Todos os dias temos o momento da história! As crianças adoram participar, contar e recontar a história durante a semana, já que o livro escolhido sempre leva em conta o tema da semana.

Ao ouvir e contar histórias, as crianças imaginam mais e se divertem muito enquanto criam cenários, personagens, acontecimentos e situações. Tudo isso

 estimula o desenvolvimento e aprimoramento do processo criativo de cada uma.  

Atividade Dirigida

As crianças tem um momento da rotina diária para participarem da Atividade Dirigida. Aqui, elas são separadas por idade e a atividade é planejada especialmente para cada uma, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico, cognição, criatividade, linguagem, entre outros. Conheça um pouco mais sobre cada turma e como as atividades são desenvolvidas:  

Capoeira

Além de ser muito importante para a cultura brasileira, a Capoeira auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, do campo visual, da criatividade, autoestima, do ritmo corporal, automatização de movimentos e tudo isso de forma lúdica e divertida!

O Mestre Burca está conosco toda sexta-feira e as crianças não veem a hora de começar a gingar, cantar e fazer as posições de animais mais malucas de todas!

Música

A música está presente em nossas vidas desde sempre!!
Durante a primeira infância, a musicalização é essencial para sensibilizar e tornar a criança receptiva aos sons instrumentais e do mundo. Além disso ela incentiva o trabalho coletivo, criativo, exploratório, o enriquecimento do vocabulário, desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, da dicção, ritmo, entre tantas outras habilidades.

É por tudo isso que aqui no Quintal, nós levamos a vivência musical muito a sério e temos momentos de musicalização toda semana com instrumentos reais e muito diversos, para que sejam experiências realmente enriquecedoras para os pequenos!

Parque Tema

O Parque Tema representa a exploração do ambiente escolar através da brincadeira. Todos os dias, temos um momento dedicado à essa exploração de forma lúdica e direcionada para o desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora de forma geral. Dessa forma podemos expandir os horizontes dos pequenos para as possibilidades do brincar, andar, correr, rolar, pular, abaixar, rastejar, se esconder, entre outras tantas habilidades trabalhadas nesse momento tão rico. A partir de tudo isso, a criança tem uma base muito maior para criar e recriar brincadeiras em momentos livres dentro e fora da escola. 

Parque Livre

O momento de Parque Livre é quando as crianças brincam, apenas com supervisão para segurança, porém sem interferências dos educadores. Nesse momento eles podem inventar e reinventar brincadeiras, explorar os brinquedos da forma que desejarem e fazer inúmeros pratos no restaurante de areia! A imaginação flui e a diversão está presente o tempo todo!

Artes

Expressar-se por meio da arte é algo essencial para desenvolver a criatividade e compreender seus sentimentos. Por isso temos muitas atividades relacionadas as mais variadas formas de arte, como pintura, modelagem, desenhos e esculturas. Para isso procuramos utilizar materiais enriquecedores para o aprendizado sensorial, de texturas,cores e diferentes formas de aplicação, como tinta, giz, cola, a argila, materiais naturais, papéis, glitter, linhas, madeira, massinha, entre outros. As crianças adoram criar obras incríveis! 

Leitura

O gosto pela leitura pode e deve ser incentivado desde cedo. Crianças adoram ouvir, contar e recriar histórias e para isso, precisam ter incentivos.

Aqui no Quintal temos a Sacola Literária que os pequenos levam toda sexta-feira para casa. Eles mesmos escolhem o livro que desejam ler com a família e assim participam ativamente do processo de leitura. 

Jogos

Os Jogos pedagógicos visam o desenvolvimento da cognição através do encaixar, do empilhar, do movimentar peças e planejar ações, como decidir qual será a próxima peça a jogar.

Nesse momento, as crianças também são separadas por idade e assim, cada turma usufrui de perspectivas diferentes de cada jogo, direcionados pelas educadoras.   

bottom of page